17 de novembro de 2016

JUSTIÇA ELEITORAL DO PARÁ VAI DIPLOMAR OS ELEITOS NO PLEITO DO DIA 02 DE OUTUBRO EM BARCARENA.

Muitas foram às especulações referentes à anulação da eleição em Barcarena e também de uma possível cassação da chapa eleita Vilaça e Paulo Alcântara, mas a Justiça Eleitoral do Estado do Pará através da Juíza da 65º Zona Eleitoral de Barcarena a excelentíssima senhora Gisele Mendes Camarço Leite juíza eleitoral, e a Chefa do Cartório Eleitoral senhora Jaqueline de Jesus Carneiro, convoca os vereadores eleitos, suplentes e o Prefeito e vice prefeito eleitos para a Diplomação que vai acontecer no auditório do Cartório Eleitoral da 65º Zona, na Rod Moura Carvalho próximo a Escola Palmira Gabriel.

O Cerimonial da Diplomação acontecera será no 01 de dezembro de 2016 às 9h da manhã no auditório do cartório eleitoral. Devido o espaço ser pequeno, deve comparecer a diplomação apenas convidados da justiça eleitoral, e a imprensa para a cobertura do evento. Correligionários do Prefeito eleito e dos vereadores aguardam com grande ansiedade pela diplomação. Para o Vereador Luis Tavares(PTB) será a sétima diplomação, já os vereadores eleitos, Wilson da Cedab e Franklin de Itupanema ambos do (PR), Junior Cravo (PRB) Laurival Filho (PSDB), Bruno Martins (PMN) e Rozilda Ribeiro (PTC) vão receber pela primeira vez o diploma, segundo o vereador Bruno Martins do (PMN) diz que não ver a hora de pegar seu diploma para fazer a festa com seus correligionários.

O Cerimonial de Diplomação vai ser transmito ao vivo pela Radio Web Gibirié, e você pode baixar o aplicativo da Radio Play Store, além de áudio você também vai assistir com imagens, não fique de fora deste grande evento da democracia. Radio Web Gibirié a Radio das Grandes Emoções.  
  

15 de novembro de 2016

UM POVO QUE NÃO CUIDA DE SUA HISTORIA, É UM POVO SEM MEMÓRIA.

A Igreja São João Batista é considerada a segunda maior e mais antiga do Pará, a Igreja é uma relíquia histórica datada do ano de 1654, construída quando os jesuítas chegaram ao Pará, o governador entregou uma fazenda localizada em Barcarena. “Ela recebeu o nome de Fazenda Gibirié, que mudou para Missão Jesuítica Gibirié e, mais tarde, tornou-se Paróquia de São João Batista”, a igreja trás um relato da história de uma capela de taipa, construída em 1654, um ano após a chegada dos jesuítas à terra dos índios da tribo Mortigura, itinerantes da Ilha do Marajó na época que os padres jesuítas colonizaram o município de Barcarena, na Vila do Conde.

Situada às margens do Rio Pará, a igreja, que foi transferida no século XVIII para a parte mais alta de Vila do Conde, corre risco de desabar. Mas sabe-se que ela é uma das mais antigas do Estado. Carregada histórias que relatam a identidade dos moradores, da Igreja Católica e da política. “O primeiro núcleo de evangelização dos jesuítas foi neste local em toda a Amazônia”. Porém, todo esse processo histórico não é motivo de alegria para a população de Vila do Conde, já que a igreja, que está em processo de tombamento como patrimônio cultural imaterial do Estado e o povo aguarda por esse tombamento.

A arquitetura trás informações do estilo jesuítico mais sóbrio e discreto, com frontão triangular, três vãos superiores em arco pleno e um vão inferior para entrada, demonstra a ação do tempo e do descaso. O lugar, que “relata ter o processo de colonização e a própria ação dos missionários”, como explica a técnica do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Paula Rodrigues. A intervenção da população, na tentativa de revitalizar as peças, a presença de insetos e a falta de recursos comprometeram a estrutura do prédio.


Dez imagens sacras em madeira policromada precisam ser restauradas,  elas não puderam ser vistas pela população, projeto de revitalização da igreja, que nunca saiu do papel por falta de recursos, o projeto previa gastos superiores a R$ 1 milhão, precisamos manter esse patrimônio que é a historia do nosso povo e da nossa gente, as nossas raízes históricas.


fonte:http://casaraodememorias.blogspot.com.br/2013/12/igreja-de-sao-joao-batista-justica.html, http://www.diariodopara.com.br/hotsite/orgulhodopara/noticias_cont.php?idnot=86203

13 de novembro de 2016

DISTRITO INDUSTRIAL DE BARCARENA VAI RECEBER MONITORAMENTO AMBIENTAL



O Governo do Pará através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade assinaram em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o acordo foi assinado no dia 17 de outubro na sede do MPF em Belém, acordo este que tem o objetivo é licenciar e monitorar o distrito por meio de metodologias que levem em consideração os impactos socioambientais resultantes da atividade isolada de cada empreendimento industrial e também os resultantes da soma e da interação das atividades das indústrias.
ato de assinatura do acordo de monitoramento"foto blog"

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o objetivo do acordo é licenciar o monitoramento no distrito industrial de Barcarena levando em consideração os impactos socioambientais da atividade de cada empreendimento industrial do polo, além dos impactos resultantes da soma e da interação das atividades das indústrias.
Segundo a Promotora Viviane Lobato Sobral, entende que o monitoramento existente é falho, é insuficiente. Com a assinatura do termo de compromisso, segundo ela; “vamos fazer um monitoramento externo integrado levando em consideração toda a atividade que existe no polo industrial de Barcarena, e um monitoramento mais efetivo pode reduzir o número de acidentes ambientais recorrentes em Barcarena”.
Distrito Industrial de Barcarena"fotos internet"

Pois hoje o que existem de monitoramento é que as próprias empresas que se monitoram e mandam esses dados para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). E todos sabem que esses dados podem ser maquiados pelas empresas. O novo padrão de monitoramento que deve ser realizado por uma empresa idônea, capacitada, que vai levar em consideração aquilo que for levantado no diagnóstico ambiental e no termo de referência.

O Prefeito de Barcarena senhor Antonio Carlos VILAÇA também esteve presente no ato da assinatura e falou da importancia desse acordo de monitoramento, “pois os municipes não aguentão mais tanto acidentes ambientais que vem acontecendo em nosso municipio, e com uma empresa indonea para a realização desse monitoramento trará um pouco de tranquilidade ao nosso povo”. 
Prefeito VILAÇA discursando na reunião da assinatura do acordo "fotos blog"
A parti da assinatura do acordo do novo monitorado, teremos o monitoramento no Distrito Industrial de Barcarena da qualidade da água, do ar, do solo, esses dados serão disponibilizados de forma imediata para os ministérios públicos, para os técnicos Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

acidente ambiental da RRC "fotos Internet"
O Município de Barcarena vem sofrendo com os acidentes ambientais, segundo Paiva do sindicato dos químicos, “Um levantamento feito nos últimos 14 anos para cá, não sei se teve algum ano em que não houve algum acidente ambiental importante em Barcarena". Os acidentes estão ai e ninguém faz nada e o nosso grito parece que é feito ao vento.
acidente ambiental da Hydro Alunorte "fotos Internet"

acidente ambiental da Hydro Alunorte "fotos Internet"

acidente ambiental da Hydro Alunorte "fotos Internet"
Segundo o procurador Bruno Valente do Ministério Público Federal, a população vai poder contribuir para o monitoramento. "Uma das primeiras etapas para a gente implantar esse monitoramento vai ser a realização de uma audiência pública para que a população possa ser ouvida e trazer suas reivindicações e sua visão.
O acordo entre o Estado e o MP leva em consideração que os empreendimentos do distrito industrial vêm causando grandes impactos ambientais no município de Barcarena, atingindo “a sociedade civil que ali vive, acarretando grandes mudanças em suas culturas, modos de vivência pessoal, relação com a natureza e tantas outras modificações.


POLÍCIA FEDERAL ESTA PRONTA.

A Polícia Federal já esta utilizando drones em Altamira para pegar a compra de votos e os crimes eleitorais. No Estado do Pará, já esta send...