6 de março de 2015

ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS E SUAS.

O município de Barcarena recebeu o Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, Região Norte, com a Implementação do SUAS na Prática cotidiana da gestão publica, o Congresso aconteceu no período de 5 a 6 de março. O Samauma foi o palco para o evento da Região Norte.

Foto: Antonio Silva



  Na Abertura do Congresso (5) estiveram presentes, o senhor José Rodrigues da Costa Júnior – Presidente Nacional do CONGEMAS, Deputado Estadual Renato Ogawa, senhora Denise Colin – Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério   do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Heitor Pinheiro Secretário de Assistência Social do Estado do Pará, Ver Júnior Ogawa – Presidente da Câmara Municipal de Barcarena, Edivaldo da Silva Ramos – Presidente Nacional de Assistência Social, Ver. Francisco Júnior e outras autoridades municipais.
Pres da CMB Ver Júnior Ogawa
Denise Colin, Sec Nac de Assint Social do Mint de Desen e Combate a Fome.
Deputado Estadual Rento Ogawa, foto Antonio Silva
SUAS - O que é a Rede SUAS? O Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social (Rede SUAS) tem a função de suprir necessidades de comunicação no âmbito do SUAS e de acesso a dados sobre a implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A Rede é um instrumento de gestão, organizando a produção, o armazenamento, o processamento e a disseminação dos dados.
O SUAS é Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
O que é CONGEMAS? CONGEMAS é O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.
O Deputado Estadual Renato Ogawa em entrevista ao blog falou da grande importância do congresso ser realizado em Barcarena e também sobre as políticas públicas a serem desenvolvidas pelos municípios.
foto Yuri Valente
Parabéns ao Prefeito VILAÇA pela iniciativa de trazer o congresso para o município de Barcarena e ao Dep Renato Ogawa pelo apoio e incentivo e a Câmara Municipal de Barcarena aos Vereadores Júnior Ogawa e Francisco Júnior que estiveram presentes no evento e apoiando também. 


5 de março de 2015

ASSALTOS DE MOTOS UMA CONSTANTE!!!

Se não bastassem os assaltos a celular a moda agoora em Barcarena é o roubo de motos. Na ultima noite de segunda-feira dia (02), um casal estava se dirigindo para um funeral quando dois assaltantes em uma moto abordou o casal, próximo ao centro cultural, seu Antonio da Costa Ribeiro falou do momento de terror que passou com sua esposa, indignado ele disse: Paulo eu sai de Barcarena e fui trabalhar fora do estado e com muito suor eu comprei essa BROSS e agora vem esses bandidos e levam a minha moto além de colocar arma na minha esposa e em mim dizendo que nos matariam. E na mesma noite foi roubada de uma jovem uma moto BIZ próximo a Praça da Bíblia.
 
Fotos Ilustrativa.

Fotos Ilustrativas.

A pergunta que fica é: Onde é o desmanche dessas motos? Pois não é possível os roubos de tantas motos em um município pequeno como Barcarena. A policia Civil e Militar tem que dar uma resposta urgente à comunidade barcarenense, pois os desmanches de motos é notório.
Algumas motos foram recuperadas pela policia e quem teve sua moto roubada, deve se dirigir a Delegacia de Barcarena ou a de Vila dos Cabanos


3 de março de 2015

MORADORES DO CAFEZAL FAZEM PROTESTO.

A comunidade do cafezal em Barcarena foi a rua e interditou hoje (03) a PA 150 Rodovia Moura Carvalho, pois os moradores foram as ruas revoltados com o descaso da REDE CELPA, pois já fazem três dias que os mesmo estão sem energia elétrica, o blog ouviu o morador seu Camilo que estava indignado com esta situação. Dona Maria Santana disse: que na hora de cobrar eles estão na posta querendo corta a energia, mas na hora de concerta que o povo que se dane.

Entramos em contato pelo 0800 com a REDE CELPA e não obtivemos resposta, até o fechamento desta matéria o problema ainda não havia sido solucionado.
 O Corpo de Bombeiros foi chamado e a Policia Militar também para conter os manifestantes, pois o clima estava ficando tenso e os moradores queriam a todos custo que se resolvessem o problema.



ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS PRODUTORES DE ARTE E CULTURA DE BARCARENA

CULTURA BRASILEIRA
A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

O elemento branco que participou da formação da cultura brasileira fazia parte de vários grupos, que chegou ao país durante a época colonial. Além dos portugueses vieram os espanhóis: de 1580 a 1640, durante a União Ibérica (período sob o qual Portugal ficou sob o domínio da Espanha). Durante a ocupação holandesa no Nordeste: de 1630 a 1654, vieram flamengos ou holandeses, que ficaram no país, mesmo depois da retomada da área pelos portugueses. Na colônia aportaram ainda os franceses, ingleses e italianos.

Entretanto, foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história. Foram eles, os colonizadores, os responsáveis pela formação inicial da população brasileira, através do processo de miscigenação com índios e negros africanos, de 1500 a 1808, portanto por três séculos, eram os únicos europeus que podiam entrar livremente no Brasil.

No folclore brasileiro é evidente o grande número de festa e danças portuguesas que foram incorporadas ao país, entre elas, a cavalhada, o fandango, as festas juninas (uma das principais festas da cultura do Nordeste) e a farra do boi. As lendas do folclore (a cuca e o bicho papão), as cantigas de roda (peixe vivo, o cravo e a rosa, roda pião etc.) permanecem vivas na cultura brasileira.

O negro africano foi trazido para o Brasil para ser empregado como mão de obra escrava. Conforme as culturas que representavam (ritos religiosos, dialetos, usos e costumes, características físicas etc.) formavam três grupos principais, os quais apresentavam diferenças acentuadas: os sudaneses, os bantos e o malês. (sudaneses islamizados). Salvador, no Nordeste do Brasil, foi a cidade que recebeu o maior número de negros e onde sobrevivem vários elementos culturais como o “traje de baiana” (com turbante, saias rendadas, braceletes, colares), a capoeira, os instrumentos de música como o tambor, atabaque, cuíca, berimbau e afoxé. De modo geral, a contribuição cultural dos negros foi grande: na alimentação (vatapá, acarajé, acaçá, cocada, pé de moleque etc.); nas danças (quilombos, maracatus e aspectos do bumba meu boi);

Com isso a Associação de apoio aos Produtores de Arte e Cultura de Barcarena, reúnem uma gama de profissionais em Barcarena e região tocantina, uma entidade sem fins Econômico, sempre promove eventos culturais que vai ao ensejo da população da região tocantina, a associação tem sede a Rua Prefeito Laurival Campos Cunha, em Barcarena – Pará.

  
Carnarimbó 2015.
   
A entidade Executar Serviços de Produção Organização Social, Promoção de Espetáculo de Arte e Cultura, Assessoria,Capacitação Profissional e Conscientização de Cidadania, sempre dando apoio em todas as áreas. E os eventos tem ainda a grande participação popular, pois os eventos são realizados para as comunidades.
  
 Festival de Atletismo.
  
Quadrilhas Juninas, Boi Bumbas, Grupos Folclóricos, Equipe Esportivas, Atletismo, e Entidades Organizadas. Todo o trabalho, a equipe vem desenvolvendo atividades ligadas a Cultura, Esporte e entretenimento. Sempre voltada à juventude que é o foco dos eventos e projetos, que abrangem as faixas etárias de 10 a 17 anos e de 18 a 40 anos, os eventos servem também para interagir com os comunitários.
  
 Quadrilha Junina.

Dentre o Histórico de lugares, onde a Associação Arte e Cultura, fez suas participação com danças de Quadrilha Junina, Grupo Folclórico e Modalidades Esportivas destacamos: Centur Belém,Hangar Belém, Fumbel, Seicomtur Barcarena, Parátur, Igarapé-Miri e Festival de Atletismo Barcarena.
  
 Grupo Raízes Nativa.


A PROGRAMA DE EVENTOS E ROTEIRO DE 2015

ü  Mês de Fevereiro: Festival de Samba com Carimbó;
ü  Mês de Junho: Festival Junino "A BALEIA DO MUCURUÇÁ".
ü  Mês de Julho: Festival de Verão Ilha Trambioca;
ü  Mês de Agosto: Concurso de Frases "DIA DOS PAIS";
ü  Mês de Setembro: Festival de Atletismo;
ü  Mês de Outubro: Rua de Lazer em Homenagem à Padroeira Nossa Senhora de Nazaré;
ü  Mês de Novembro: Corrida dos Círios de Nossa Senhora de Nazaré e São Francisco Xavier;

ü  De Dezembro: Luar Folclórico de Natal. Sempre Contribuindo nas Ações da Comunidade e na Divulgação dos Direitos dos Jovens e Adolescentes. Anexos Fotos das Atividades.

POLÍCIA FEDERAL ESTA PRONTA.

A Polícia Federal já esta utilizando drones em Altamira para pegar a compra de votos e os crimes eleitorais. No Estado do Pará, já esta send...