4 de setembro de 2017

NAUFRÁGIO DE NAVIO COM 5 MIL BOIS VIVOS EM BARCARENA VAI COMPLETAR DOIS ANOS

NAUFRÁGIO DE NAVIO COM 5 MIL BOIS VIVOS EM BARCARENA VAI COMPLETAR DOIS ANOS
Vai Completar dois anos o naufrágio do navio Haidar, que afundou com cinco mil bois vivos no porto de Vila do Conde, em Barcarena. O navio, que estava a caminho da Venezuela, naufragou no dia 6 de outubro de 2015, com quase 700 toneladas de óleo e cerca de cinco mil bois vivos. Após o incidente, três praias de Vila do Conde, o píer onde ocorreu o naufrágio e a praia de Beja, em Abaetetuba foram interditados e proibidos na época para qualquer tipo de atividade.


MULTAS
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o valor total em multas que o estado aplicou para a CDP e demais empresas responsáveis foi de R$ 29.675.250, mas as empresas recorreram e os processos serão julgados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA).



DANOS SOCIOAMBIENTAIS
De acordo com ação do Ministério Público Federal (MPF), o dano socioambiental para os moradores dos municípios de Barcarena e Abaetetuba soma R$ 71 milhões em indenizações que ainda não foram pagas. São réus na ação os donos do Haidar, Husei Sleiman e Tamara Shiping, a proprietária da carga de bois vivos, Minerva S.A, as responsáveis pelo embarque dos bois, Global Agência Máritima e Norte Trading Operadora Portuária, além da Companhia Docas do Pará (CDP).

Na época do acidente o Instituto Evandro Chagas que comprovou a contaminação das águas do rio Pará, e recomendou que se evita-se o contato com as águas da região, por não ser seguro tomar banho no rio.



AUDIÊNCIA PÚBLICA
Em julho, os moradores de Barcarena que sofrem com os impactos ambientais do naufrágio do navio não aceitaram a proposta de indenização da CDP, da proprietária da carga Minerva S.A, e da empresa responsável pela embarcação, Tamara Shipping. Apresentada em audiência pública, a proposta de reparação era de R$ 7,5 milhões, mas não houve consenso sobre a quantia e a divisão do valor.

Não houve consenso entre os participantes da audiência, que reclamaram do valor da indenização e da divisão da quantia. Muitas famílias presentes pediram que, em vez do pagamento do valor integral, os responsáveis pelo acidente fizessem o pagamento de um salário mínimo para as famílias afetadas pelo prazo de dois anos.


No Acidente do Navio Haidar em Vila do Conde, qual município foi mais afetado, Barcarena ou Abaetetuba? Porque a pergunta? Hoje (04) em Barcarena aconteceu à assinatura de um convênio entre o Ministro da Integração Helder Barbalho e o Prefeito de Barcarena Antonio Carlos Vilaça, o Valor do Convenio esta na ordem de 4 milhões de Reais para a construção de mini sistema coletivo de abastecimento de água potável para a população ribeirinhas afetada pelo acidente do navio Haidar, o mesmo valor também vai ser repassado ao município de Abaetetuba, pois em Abaetetuba o convenio foi assinado no dia 15 de agosto. Será repassado ainda 8 milhões para Abaetetuba e Barcarena investir em infra estrutura ou seja em asfalto.





POLÍCIA FEDERAL ESTA PRONTA.

A Polícia Federal já esta utilizando drones em Altamira para pegar a compra de votos e os crimes eleitorais. No Estado do Pará, já esta send...