13 de novembro de 2016

DISTRITO INDUSTRIAL DE BARCARENA VAI RECEBER MONITORAMENTO AMBIENTAL



O Governo do Pará através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade assinaram em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o acordo foi assinado no dia 17 de outubro na sede do MPF em Belém, acordo este que tem o objetivo é licenciar e monitorar o distrito por meio de metodologias que levem em consideração os impactos socioambientais resultantes da atividade isolada de cada empreendimento industrial e também os resultantes da soma e da interação das atividades das indústrias.
ato de assinatura do acordo de monitoramento"foto blog"

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o objetivo do acordo é licenciar o monitoramento no distrito industrial de Barcarena levando em consideração os impactos socioambientais da atividade de cada empreendimento industrial do polo, além dos impactos resultantes da soma e da interação das atividades das indústrias.
Segundo a Promotora Viviane Lobato Sobral, entende que o monitoramento existente é falho, é insuficiente. Com a assinatura do termo de compromisso, segundo ela; “vamos fazer um monitoramento externo integrado levando em consideração toda a atividade que existe no polo industrial de Barcarena, e um monitoramento mais efetivo pode reduzir o número de acidentes ambientais recorrentes em Barcarena”.
Distrito Industrial de Barcarena"fotos internet"

Pois hoje o que existem de monitoramento é que as próprias empresas que se monitoram e mandam esses dados para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). E todos sabem que esses dados podem ser maquiados pelas empresas. O novo padrão de monitoramento que deve ser realizado por uma empresa idônea, capacitada, que vai levar em consideração aquilo que for levantado no diagnóstico ambiental e no termo de referência.

O Prefeito de Barcarena senhor Antonio Carlos VILAÇA também esteve presente no ato da assinatura e falou da importancia desse acordo de monitoramento, “pois os municipes não aguentão mais tanto acidentes ambientais que vem acontecendo em nosso municipio, e com uma empresa indonea para a realização desse monitoramento trará um pouco de tranquilidade ao nosso povo”. 
Prefeito VILAÇA discursando na reunião da assinatura do acordo "fotos blog"
A parti da assinatura do acordo do novo monitorado, teremos o monitoramento no Distrito Industrial de Barcarena da qualidade da água, do ar, do solo, esses dados serão disponibilizados de forma imediata para os ministérios públicos, para os técnicos Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

acidente ambiental da RRC "fotos Internet"
O Município de Barcarena vem sofrendo com os acidentes ambientais, segundo Paiva do sindicato dos químicos, “Um levantamento feito nos últimos 14 anos para cá, não sei se teve algum ano em que não houve algum acidente ambiental importante em Barcarena". Os acidentes estão ai e ninguém faz nada e o nosso grito parece que é feito ao vento.
acidente ambiental da Hydro Alunorte "fotos Internet"

acidente ambiental da Hydro Alunorte "fotos Internet"

acidente ambiental da Hydro Alunorte "fotos Internet"
Segundo o procurador Bruno Valente do Ministério Público Federal, a população vai poder contribuir para o monitoramento. "Uma das primeiras etapas para a gente implantar esse monitoramento vai ser a realização de uma audiência pública para que a população possa ser ouvida e trazer suas reivindicações e sua visão.
O acordo entre o Estado e o MP leva em consideração que os empreendimentos do distrito industrial vêm causando grandes impactos ambientais no município de Barcarena, atingindo “a sociedade civil que ali vive, acarretando grandes mudanças em suas culturas, modos de vivência pessoal, relação com a natureza e tantas outras modificações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA FEDERAL ESTA PRONTA.

A Polícia Federal já esta utilizando drones em Altamira para pegar a compra de votos e os crimes eleitorais. No Estado do Pará, já esta send...