NAUFRÁGIO DE NAVIO COM 5 MIL BOIS VIVOS EM
BARCARENA VAI COMPLETAR DOIS ANOS
Vai Completar dois
anos o naufrágio do navio Haidar, que afundou com cinco mil bois vivos no porto
de Vila do Conde, em Barcarena. O navio, que estava a caminho da Venezuela,
naufragou no dia 6 de outubro de 2015, com quase 700 toneladas de óleo e cerca
de cinco mil bois vivos. Após o incidente, três praias de Vila do Conde, o píer
onde ocorreu o naufrágio e a praia de Beja, em Abaetetuba foram interditados e
proibidos na época para qualquer tipo de atividade.
MULTAS
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o valor total em multas que o estado aplicou para a CDP e demais empresas responsáveis foi de R$ 29.675.250, mas as empresas recorreram e os processos serão julgados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA).
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o valor total em multas que o estado aplicou para a CDP e demais empresas responsáveis foi de R$ 29.675.250, mas as empresas recorreram e os processos serão julgados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA).
DANOS SOCIOAMBIENTAIS
De acordo com
ação do Ministério Público Federal (MPF), o dano socioambiental para os
moradores dos municípios de Barcarena e Abaetetuba soma R$ 71 milhões em
indenizações que ainda não foram pagas. São réus na ação os donos do Haidar,
Husei Sleiman e Tamara Shiping, a proprietária da carga de bois vivos, Minerva
S.A, as responsáveis pelo embarque dos bois, Global Agência Máritima e Norte
Trading Operadora Portuária, além da Companhia Docas do Pará (CDP).
Na época do
acidente o Instituto Evandro Chagas que comprovou a contaminação das águas do
rio Pará, e recomendou que se evita-se o contato com as águas da região, por
não ser seguro tomar banho no rio.
AUDIÊNCIA
PÚBLICA
Em julho, os
moradores de Barcarena que sofrem com os impactos ambientais do naufrágio do
navio não aceitaram a proposta de indenização da CDP, da proprietária da carga
Minerva S.A, e da empresa responsável pela embarcação, Tamara Shipping.
Apresentada em audiência pública, a proposta de reparação era de R$ 7,5
milhões, mas não houve consenso sobre a quantia e a divisão do valor.
Não houve
consenso entre os participantes da audiência, que reclamaram do valor da
indenização e da divisão da quantia. Muitas famílias presentes pediram que, em
vez do pagamento do valor integral, os responsáveis pelo acidente fizessem o
pagamento de um salário mínimo para as famílias afetadas pelo prazo de dois
anos.
No Acidente do Navio Haidar em Vila
do Conde, qual município foi mais afetado, Barcarena ou Abaetetuba? Porque a pergunta? Hoje (04) em Barcarena
aconteceu à assinatura de um convênio entre o Ministro da Integração Helder Barbalho
e o Prefeito de Barcarena Antonio Carlos Vilaça, o Valor do Convenio esta na
ordem de 4 milhões de Reais para a construção de mini sistema coletivo de abastecimento
de água potável para a população ribeirinhas afetada pelo acidente do navio
Haidar, o mesmo valor também vai ser repassado ao município de Abaetetuba, pois
em Abaetetuba o convenio foi assinado no dia 15 de agosto. Será repassado
ainda 8 milhões para Abaetetuba e Barcarena investir em infra estrutura ou seja
em asfalto.